Compromisso com o meio ambiente.

Fabricar produtos seguros com qualidade, cumprir requisitos regulamentares e legais, proteger o meio ambiente, ecossistemas e biodiversidade, utilizando os recursos naturais de forma sustentável, são compromissos assumidos pela Pedra Agroindustrial diante a sociedade.

A sustentabilidade ambiental presente em toda a sua cadeia produtiva é uma iniciativa para que as gerações futuras tenham acesso a recursos essenciais, como água limpa, ar puro, alimentos e uma qualidade de vida melhor. Para tal, a Pedra Agroindustrial baseia-se em três pilares fundamentais: Eficiência e gestão responsável dos recursos naturais, preservação do meio ambiente e da biodiversidade e conformidade legal.

Faça o download de nossa Cartilha Ambiental para saber um pouco mais sobre nossas ações e dicas!


Crescer com sustentabilidade e respeito à legislação.

Em janeiro de 2022, após a aquisição de uma planta industrial inacabada em Paranaíba/MS, a Pedra Agroindustrial anunciou a construção de sua quarta unidade operacional, a Usina Cedro. Na oportunidade, foi dado continuidade ao processo de licenciamento iniciado localmente por antigas gestões junto aos órgãos competentes:

Licença Prévia: LP n° 214 (IMASUL)

Licença de Instalação: LI n° 70/22 (IMASUL)

Moagem licenciada: 2.400.000 toneladas / safra

Com o início das operações em 2025, a Usina Cedro possui atualmente 17.439 hectares para o cultivo da cana-de-açúcar, que recebem plantio e colheita 100% mecanizados, possibilitando maior eficiência operacional e eliminação integral da queima como prática de colheita. Em paralelo há um amplo investimento em infraestrutura viária, alinhada com os órgãos competentes, promovendo melhorias em estradas rurais para o escoamento da produção agrícola e maior segurança para o tráfego de moradores na região. Ao todo, 111 km de estradas já foram beneficiadas.

O reaproveitamento das águas industriais e otimização na utilização dos recursos hídricos é uma realidade na Pedra Agroindustrial que estará presente na Usina Cedro no início das operações industriais. A construção da barragem proporciona o uso sustentável da água e iniciativas como:

• Plantio de 2.900 mudas de espécies nativas dentro da propriedade;

• 122,77 hectares de Área de Preservação Permanente (APP) protegida dentro da propriedade;

• 179,21 hectares de vegetação nativa protegida dentro da propriedade;

• Compensação de 88 hectares de vegetação nativa dentro da Unidade de Conservação Parque Taquari.


Redução de Gases de Efeito Estufa.

Uma das ferramentas implementadas pelo governo brasileiro para reduzir a emissão de gases de efeito estufa é a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio). Esta política estabelece metas de descarbonização para o setor de combustíveis, com o objetivo de aumentar a participação de bioenergia na matriz energética do país.

Dentro dessa política, as emissões do processo produtivo dos biocombustíveis são comparadas às emissões do processo produtivo dos combustíveis fósseis, gerando, a favor de produtores e importadores de biocombustíveis um Crédito de Descarbonização (CBio).

O CBIO pode ser vendido no mercado para quem precise compensar suas emissões de carbono, como as distribuidoras de combustível. Cada CBio equivale a uma tonelada de carbono a menos a ser emitida na atmosfera3.

A Pedra Agroindustrial é certificada no Renovabio e comercializa CBIOs, ratificando o seu compromisso com a produção sustentável, por meio da diminuição de emissão de gases do efeito estufa.