18 de Junho de 2019 às 09:48

Descoberta Arqueológica

Acompanhe abaixo as notícias do setor:

Empresa promove a preservação e conscientização sobre sítios arqueológicos, na região da Usina Buriti.

Na elaboração do seu estudo de impacto ambiental, em 2009, a Usina Buriti realizou avaliação prospectiva, registrando a presença de sítios arqueológicos indígenas e sítios de interesse histórico, os quais foram objeto de resgate arqueológico em 2018 e 2019. Os materiais resgatados destes sítios foram enviados para instituições que irão analisar, catalogar e serão apresentados em forma de publicação, prevista para o mês de julho/19. No local foram encontrados e identificados vestígios materiais que indicam a ocupação de grupos pré-históricos caçadores-coletores da etnia Kayapó, ceramistas e relacionados a arqueologia histórica. Um exemplo foi a descoberta de uma urna funerária da tradição Aratu intacta, a única inteira do Estado de São Paulo. Este constitui-se em um achado inédito e de valor inestimável para a Arqueologia do Estado de São Paulo.

Em parceria com a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Extensão (FUNEP) e as Escolas de Ensino Fundamental e Médio da região da Usina Buriti, a unidade promoveu um projeto de educação patrimonial, durante o mês de abril, com palestras e oficinas didáticas para apresentação da História e ocupação indígena na região. Dessa forma, foi possível promover o conhecimento histórico e despertar o interesse de todos pelo passado. Cerca de 300 pessoas, incluindo estudantes e funcionários da Usina passaram pela formação.

Fique informado!

Essa descoberta subsidia as pesquisas arqueológicas do Brasil. Além disso, colaborou com o acervo para a reinauguração do Museu de Arqueologia Regional da UNESP, em Presidente Prudente/SP.

Quer visitar? A instituição fica no Núcleo Morumbi da Unesp, localizado na Rua Cyro Bueno, 40, no Jardim Morumbi, em Presidente Prudente.

Deixe uma resposta

Comentários sujeito à aprovação do moderador*

Você também pode se interessar